Gêres do Minho
O conjunto serrano da “Peneda-Gerês", constituindo o único parque nacional português, o Parque Nacional da Peneda-Gerês, situa-se no extremo nordeste da região do Minho, desde as terras da Serra da Peneda até a Serra do Gerês - daí a sua designação -, onde correm dois rios, o Lima e Cávado. O “Gerês” Faz fronteira com Espanha, região autónoma da Galiza.
Dada a sua impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e etnográfico e pela variedade de fauna, o Parque Nacional da Peneda-Gerês é considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera e uma das principais atrações naturais em Portugal.
No parque podemos ainda encontrar trilhos da antiga estrada romana que ligava Braga a Astorga, conhecida como Geira.
No parque encontram-se ainda dois importantes centros de peregrinação, Santuário de Nossa Senhora da Peneda, réplica do Bom de Jesus de Braga, e o de São Bento da Porta Aberta, local de grande devoção popular.
No interior do Parque encontram-se algumas localidades onde a vida quotidiana mantém raízes na tradição rural portuguesa. Dessas destacam-se as seguintes:
Castro Laboreiro
Destaca-se pelo seu castelo medieval, e pela famosa pela raça de cães Castro Laboreiro
Lindoso
Destaca-se por possuir o maior aglomerado de espigueiros antigos da Península Ibérica, e, pelo seu castelo do Seculo XIII.
Pitões das Júnias
Ruínas do Mosteiro de Santa Maria das Júnias, construído em 1147.
Soajo
Aldeia com grande aglomerado de antigos espigueiros, assentes num afloramento rochoso, com vistas para o vale do Rio Lima.
Vilarinho das Furnas
Aldeia submersa pela construção da barragem. Quando a barragem está vazia pode ver-se o que resta desta aldeia, pelo que geralmente só nos meses de Agosto e Setembro e que podemos ver a antiga aldeia.