Festividades

As Festas Gualterianas, em honra de São Gualter, decorrem desde 1906 sempre no primeiro fim-de-semana de Agosto. Estas Festas são marcadas pelo Cortejo do Linho e pela Batalha das Flores.

                                       

 

As Nicolinas são Festas de Estudantes de Guimarães, celebradas em honra de São Nicolau de Mira. Iniciam-se a 29 de Novembro e terminam a 7 de Dezembro. São compostas por vários números: o Pinheiro e Ceias Nicolinas (número mais concorrido ondes os participantes após um  jantar pelos restaurantes da cidade, desfilam pelas ruas de Guimarães entoando toques Nicolinos ao som dos bombos e das caixas), as Novenas, as Posses, o Pregão Académico Vimaranense, as Maçazinhas, as Danças de São Nicolau, o Baile da Saudade e a Roubalheira.

                                  

 

A festa de Santa Luzia acontece anualmente a 13 de Dezembro, junto à capela de Santa Luzia na Rua Francisco Agra. Associada a esta Festividade está a tradicional venda de bolos confecionados com farinha de centeio e açúcar designados por Sardões e Passarinhas com óbvias conotações sexuais. Segundo a tradição, os rapazes deveriam oferecer o sardão, de forma fálica, à rapariga que, estando interessada em namorar, lhe deveria retribuir com uma Passarinha.

                                                                             

 

A Romaria Grande de São Torcato, chamada ainda por muitos como a maior romaria do Minho, acontece anualmente em Julho, na Vila de São Torcato. Tem normalmente a duração de quatro dias e a particularidade da procissão em honra de são Torcato ser enfeitada a cetim.